Desmaterialização

A sociedade contemporânea está passando por um processo de desmaterialização. Cada vez mais nossos conhecimentos, comunicação e relacionamento saem do âmbito das coisas para as não-coisas.

Um claro exemplo disso é que atualmente estamos vivenciando uma transição onde a informação (não-coisa) vale cada vez mais que o suporte (coisa). Grande parte dos softwares de computador já são mais caros que o hardware no qual eles estarão inseridos.

E a desmaterialização segue crescendo am diversas áreas da existência humana. Até mesmo conceitos podem ser desmaterializados. Inclusive o conceito tradicional de família. Se antes uma “família” tinha que ser composta por um pai, uma mãe e seus filhos, hoje o termo envolve muito mais os sentimentos (não-coisas) existentes num ambiente familiar do que quais tipos de pessoas (coisas) a compõem. Por isso, hoje entendemos como famílias também os lares de mães solteiras, casais gays, pais divorciados, etc.

Outro exemplo de desmaterialização é o Hotel 9 hours. Sua estrutura baseia-se no já existente sistema de hotéis cápsula japoneses, porém vai além destes no minimalismo da decoração e na estrutura de funcionamento. O hotel é completamente planejado para ser um não-lugar: praticamente toda a decoração é branca, “nula”. O hotel não se faz um hotel pela sua parte material (coisa), mas sim pelo seu modo de uso (não-coisa).
O hotel se chama 9 hours pois propõe uma hospedagem dividida da seguinte maneira: 1 hora para o banho + 7 horas para dormir + 1 hora para levantar e se preparar para o check-out = 9 horas de hospedagem. Aqui, há também a desmaterialização do modelo de “diárias” seguido pela maioria dos hotéis.
Algo completamente adequado ao contemporâneo.

Site do hotel (em japonês e inglês)

Conteúdos relacionados:
Twitteratura (André Lemos) http://andrelemos.info/2009/11/twitteratura/ – desconstrói o conceito de literatura

0 Responses to “Desmaterialização”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Início

Linguagens Contemporâneas:

Design e Mobilidade

A disciplina de Linguagens Contemporâneas, do curso de Design da UNESP de Bauru, ministrado pelo Professor Dorival Campos Rossi, é o ponto de partida para uma investigação sobre a cibercultura, a Net Art e todas as outras formas de expressão hipertextual, seja ela real ou virtual.
Acompanhe nossas atualizações!

Junte-se a 15 outros seguidores

Páginas

LC no Flickr

DSC_0086

DSC_0085

DSC_0082

DSC_0077

DSC_0073

Mais fotos

RSS Twitter @bauruhaus

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Blog Stats

  • 38,343 hits

%d blogueiros gostam disto: