Para reforçar as ideias contidas em T.A.Z. o “PressPausePlay” começa tecendo relações entre o nosso mundo físico já codificado, não-livre e manipulado, com a liberdade que a web nos proporciona.

Por exemplo: antigamente, centralizava-se e detinha-se o poder de se “fazer as coisas” por organizações hierárquicas. Se alguém quisesse mostrar ao mundo o que produzia no meio musical deveria ser reconhecido por algum olheiro, indicado à uma gravadora, gravado suas músicas, e tê-las prontas em um disco ou cd que chegaria ao mercado para ser comercializado.

Hoje isso se torna muito mais fácil… Essa mesma pessoa pode gravar o que faz em sua própria casa e logo em seguida fazer upload para a rede, atingindo um número muito maior de pessoas em tempo muito menor, além de ter seu trabalho reconhecido e íntegro, já que não existe mercado e nem gravadoras para ditar o que se deve fazer porque vende mais.

Assim, ambos ganham mais liberdade – aquele que mostra o que faz e os que procuram e decidem por eles mesmos que conteúdos ler, ouvir, e logo mais, sentir.  O que ocorre, na verdade, é uma transparência sobre os processos para a criação de algo, pois hoje, não existem mais segredos.. Sabe-se do que é preciso para desenvolver algo e quem sabe, compartilha, que é outra característica interessante na web, por criar esse ambiente de trocas, onde tudo é de todos e nada é de ninguém, refutando comportamentos competitivos e os interesses individuais tão enaltecidos pelo estilo de vida fabril/industrial.

0 Responses to “”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Início

Linguagens Contemporâneas:

Design e Mobilidade

A disciplina de Linguagens Contemporâneas, do curso de Design da UNESP de Bauru, ministrado pelo Professor Dorival Campos Rossi, é o ponto de partida para uma investigação sobre a cibercultura, a Net Art e todas as outras formas de expressão hipertextual, seja ela real ou virtual.
Acompanhe nossas atualizações!

Junte-se a 15 outros seguidores

Páginas

LC no Flickr

DSC_0086

DSC_0085

DSC_0082

DSC_0077

DSC_0073

Mais fotos

RSS Twitter @bauruhaus

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Blog Stats

  • 38,343 hits

%d blogueiros gostam disto: