Apropriações do (In) comum – GRUPO 1

Novamente falando da Web, nos deparamos com a geração myspace, descrita no e-book de 2008, como a rede social mais utilizada do momento, que hoje, podemos substituir pelo facebook. O que garante todo o sucesso dessas redes, na verdade, é o conteúdo que os usuários produzem e compartilham nesse meio, onde a atualização é constante e consequentemente, a permanência das pessoas também.  Só que tudo isso gera renda e “pertence” aos proprietários/acionistas da “empresa digital”, que torna o capitalismo mais forte e o transfere para o digital. O que é uma lástima, já que o virtual deveria servir para desfazer o sistema e “abrir o mapa”.

Com o Wifi- hog, vemos a preconização do Wi-Fi, e como ele toma forma e é utilizado para atender a toda a população. Mas antes que isso fosse possível, o WiFi-hog surge para disponibilizar a quem quisesse o acesso à essas redes, já que o aparelho permitia que seu usuário invadisse os sinais de outras redes particulares, apropriando-se de certa forma, do espaço público criando algo feito para as pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outro exemplo de utilização da rede de forma a promover benefício comum é o que encontramos no pirate bay, que possibilita que as pessoas baixem arquivos de outras ao mesmo tempo que elas estão compartilhando pelo sistema de bit.torrent, torrent.

http://thepiratebay.se/

E o descontínua paisagem funciona com projeções que se atualizam, de lugares onde as pessoas visitam e fotografam dando a localização por coordenadas formando uma paisagem imaginária.


0 Responses to “Apropriações do (In) comum – GRUPO 1”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Início

Linguagens Contemporâneas:

Design e Mobilidade

A disciplina de Linguagens Contemporâneas, do curso de Design da UNESP de Bauru, ministrado pelo Professor Dorival Campos Rossi, é o ponto de partida para uma investigação sobre a cibercultura, a Net Art e todas as outras formas de expressão hipertextual, seja ela real ou virtual.
Acompanhe nossas atualizações!

Junte-se a 15 outros seguidores

Páginas

LC no Flickr

DSC_0086

DSC_0085

DSC_0082

DSC_0077

DSC_0073

Mais fotos

RSS Twitter @bauruhaus

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Blog Stats

  • 38,343 hits

%d blogueiros gostam disto: